quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Taça Darcilo Gressler: Lifasc realiza lançamento nesta sexta-feira


Bola começa a rolar no domingo, com superclássico no Estádio do Imigrante, em Linha Santa Cruz

Santa Cruz do Sul – A segunda parte da temporada 2010 da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) começa neste domingo, dia 8. E é a mais importante, porque a entidade tradicionalmente ao longo dos últimos anos realiza este certame.
O jogo inaugural da Copa Expoagro/Afubra – Taça Darcilo Gressler ocorre às 15h30, no Estádio do Imigrante. Será o super clássico entre Linha Santa Cruz x Boa Vista, partida que definiu o campeonato do ano passado e conquistado pelo atual visitante. Às 13h30 ocorre a preliminar entre os dois times aspirantes; às 15h será realizada a solenidade de abertura, com a presença de patrocinadores e da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).
O lançamento da competição está marcado para a noite de sexta-feira, às 20h, na sede do Linha Santa Cruz. No ato estarão presentes os patrocinadores da competição e haverá ainda a entrega da tabela de jogos e do regulamento da competição. “Será um momento de integrarmos os clubes e os convidados, entre eles os patrocinadores e a imprensa”, salienta o coordenador geral, Jaime Bohnen.
Um dos pontos altos da noite será a presença do homenageado deste ano, o patrono do campeonato, Darcilo Gressler, o Zezinho, que vai divulgar um pouco do seu histórico em prol do esporte santa-cruzense.
A rodada inaugural será completada no dia 15, com São José/RS x Cerro Alegre; Guarani x Pinheiral; João Alves x Aliança; Linha Nova x Rio Pardinho e Avante x União. Na fase inicial, cada equipe vai disputar três jogos em casa e três fora de seus domínios. Ao final, os oito melhores times estarão classificados para o mata-mata, onde o 1º colocado enfrenta o 8º, em cruzamento olímpico. Além do atual campeão, Boa Vista, os outros participantes da 10ª edição são Linha Santa Cruz, Pinheiral, Rio Pardinho, Linha Nova, João Alves, São José/Rincão do Sobrado, Cerro Alegre, Aliança, Guarani (São Martinho), União e Avante.

Quem é o patrono
Darcilo Gressler, o Zezinho, é um dos fundadores da Lifasc e importante desportista em Santa Cruz do Sul. A sua carreira no esporte santa-cruzense iniciou em 1954, num torneio que disputou em Linha do Rio, Candelária, pelo Rio Pardinho, então com 15 anos. O primeiro jogo oficial de Zezinho pela Liga Santa-cruzense de Futebol ocorreu em maio de 1956, quando o Rio Pardinho derrotou por 1x0 ao Sinimbu, com gol dele.
Dois anos depois, num jogo diante do mesmo Sinimbu, o Rio Pardinho goleou por 9x1, com seis gols anotados por ele. Na volta – que naquela época era a pé – o time foi recepcionado com banda de música e muita festa no Salão Waechter & Wiesner. No mesmo ano disputou as Olimpíadas Militares em Santa Maria pelo 8º Regimento de Infantaria. Ainda ajudou o Corinthians Sport Club a sagrar-se o campeão do 1º Campeonato Estadual de Futsal e, posteriormente, o terceiro lugar da 1ª Taça Brasil de Futsal, jogando pela Seleção Gaúcha de Futsal.
No futebol profissional, atuou com as camisetas do EC Avenida (1959) e do FC Santa Cruz (1961 a 1963). Pelo futebol amador, além do Rio Pardinho, jogou no Linha Santa Cruz e no Sinimbu. Foi presidente da Associação de Clubes Independentes do Vale do Rio Pardo (Acivarp), do Conselho Intermunicipal das Ligas (CIL), da Liga Sinimbuense e também coordenador geral da Lifasc. Teve uma coluna no Riovale Jornal retratando os destaques do futebol do interior.
O seu apelido é oriundo das suas primeiras partidas de futebol. Como estudava no internato do Colégio Mauá e não podia jogar futebol fora dos domínios da escola, houve um momento em que os veículos de comunicação da época optaram por este apelido, já que não poderiam utilizar a sua denominação oficial.
A Copa Expoagro/Afubra – Taça Darcilo Gressler é uma promoção da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), e patrocínio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Lambert e Cia. – Distribuidor Ambev, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) e MD Pneus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário